sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Segundo Desafio


"Quando consegues o que queres será que queres o que conseguiste?"

Este qui pro quo acaba por se basear numa dupla finalidade que na nossa vida tentamos alcançar quase numa base de circulo vicioso.

Vamos lá decompor esta questão: quando consegues o que queres (...) isto parece uma parte básica da nossa vida, numa luta constante e diária por atingir os nossos objectivos em busca de algo melhor, de algo aliciante, de uma meta profissional, pessoal, social, académica, etc.
Quando conseguimos ficamos contentes, felizes por vezes até realizados, acredito que em menor ou maior medida um sentimento de dever cumprido nos possa invadir o mais íntimo do nosso ser.

A segunda parte: será que queres o que conseguiste?

Aqui se calhar será uma dupla perspectiva de ser analisada, a primeira tendo a ver com um claro sim, na medida em que hipoteticamente chegar a um determinado sítio acaba por ser o factor relevante para nos abrir novas portas e nos fazer suspirar de alivio e na convicção de que absolutamente queremos o que conseguimos.

Só é que numa segunda perspectiva, temos de dizer: não quero o que consegui, porque se for só isso que tenho de aceitar não me vai chegar, não vou conseguir contentar-me com tão pouco do tanto que há por aí e que podia significar eu chegar tão mais alto e tão mais densamente mergulhar em algo que eu desejasse profundamente, como conhecimento ou cultura.

O ser humano quer sempre mais e por muito difíceis e complexas que aparentem ser as escolhas, temos de as fazer. Pessoalmente não fazer nada não nos ajuda em nada, porque ficamos sempre a pensar no que podia ter sido e no que teria acontecido no virar dessa página...

Eu quero sempre o que consegui e quero sempre conseguir mais e mais :)

Chamem-me ambicioso ou algo parecido i don't care :P

1 comentário:

Diuska disse...

o problema é que muitas vezes conquistamos algo e quando temos essa coisa ela perde o valor que tinha antes...no tempo em que "nao era nossa"...os humanos sao complicados