terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Balanço Eleição Presidencial


Isto da política, democracia e outros termos que tais, usem-nos como usarem é certo que a maioria das pessoas, penso que cerca de 53% da população portuguesa votante não exerceu o seu direito. Percebo perfeitamente que não havia um calor que incentivasse as pessoas a votar bem pelo contrário, e salvo raras excepções de pessoas que não puderam exercer o seu direito de voto por não estarem abertos os respectivos locais de voto, tenho a dizer que isto foi uma autêntica vergonha!


Cerca de 5 Milhões de portugueses não foram votar. Porque é isto problemático?


Bem por diversos factores...


1 - Não há qualquer participação na eleição dos orgãos que governam e representam os portugueses no país e lá fora.


2 - Adormecem qualquer sensibilidade e propensão a reagirem perante medidas que são manifestamente injustas.


3 - Perdem qualquer sentido e oportunidade de defenderem os direitos que lhes assistem porque se não querem votar também tanta ilegalidade e injustiça se vai passando de forma camuflada sem que atinja de forma descarada o seu bolso, e se não se sente no imediato é porque não é muito mau.


4 - Incentivam a incompetência e tachos (não me estou a referir à eleição o presidente, porque não é um caso propenso a isso).


5 - Deixam de parte a possibilidade de endireitarem o rumo do vosso país para viverem melhor e se sentirem bem onde vivem.


6 - Permitem a degradação e depauperamento injustificado de dinheiros públicos.


7 - Sujeitam-se a tudo o que quem nos representa, o que por vezes pode ser muito mau quando a formação e o carácter dos sujeitos no poder não são os mais equitativos ou equilibrados para a nação.


8 - Deitam fora um direito que custou tantos anos a adquirir para que jamais fossemos oprimidos e deixassem a nosso cargo a responsabilidade de escolhermos quem nos governa.


9 - Separam-se de qualquer associação política, evitam pensar nisso ou envolver-se em tão vil e sujo "campo" da sociedade, esquecendo-se que só quem vai à luta pode defender e garantir o bem da colectividade.


10 - Matam cada vez mais a democracia, deixam que o não voto seja tão expressivo que o mesmos e os do costume se vão revezando continuadamente sem que a minoria atenta possa realmente mudar o destino do país.


Enfim as razões podiam continuar, mas o que era verdadeiramente reter é que o importante é votar, mesmo em branco.


Votar em branco significa que não se revêem em nenhum dos partidos/candidatos que vão a votos. Nesta eleição presidencial assistimos a um record de 4.2 % de votos brancos que estremeceu alguns pilares democráticos, onde os críticos alertaram ser verdadeiramente os valores a subir, de quem foi exercer o seu direito cívico, mas na altura de escolher não encontrou nada de jeito para votar. Isto tem bem mais importância do que se pode julgar, uma votação de 20 ou 30% de votos brancos faria com que novas ideias / partidos / ou reformas efectivas de partidos ocorressem e podiamos dizer que contribuimos para que a nossa democracia desse mesmo um passo em frente.

1 comentário:

Diuska disse...

Uma vergonha! É nestas alturas que tenho vergonha deste país chamado Portugal!